sexta-feira, 18 de setembro de 2009

DE 27 A 29 DE NOVEMBRO EM ITABERABA

JOGOS ABERTOS TÊM SEDES DEFINIDAS

A maior competição amadora do interior baiano já está com as sedes definidas e deve ser iniciada em outubro. Dividida em oito zonais por região, neste ano, terá onze cidades como anfitriãs: Caetité e Miguel Calmon (10 a 12 de outubro); São Félix, Muritiba e Irecê (30 de outubro a 02 de novembro); Eunápolis e Barreiras (13 a 15 de novembro); Itaberaba e Jequié (27 a 29 de novembro) e as finais serão realizadas em Ilhéus e Itabuna de 10 a 13 de dezembro.

Entre as modalidades a serem disputadas nos Jogos Abertos, edição 2009, estão: basquete, vôlei, futsal, handebol, xadrez, vôlei de praia, natação, atletismo, ginástica rítmica e tênis de mesa, sendo que os esportes individuais e o vôlei de praia só serão disputados na fase final.

Os municípios interessados em participar do evento devem se inscrever através dos e-mails: reginaldo.sacramento@sudesb.ba.gov.br, ari.souza@sudesb.ba.gov.br ou pelos telefones: (071) 3117-7424 / (071) 3116-6976.

HISTÓRIA - Cerca de 5.000 atletas participaram dos Jogos Abertos do Interior em 2008. As equipes campeãs foram: Santo Amaro (handebol masculino) e Senhor do Bonfim (feminino); Alagoinhas (basquete masculino) e Camaçari (feminino); Eunápolis (futsal e vôlei masculino) e Conceição do Coité (futsal feminino); Valente (vôlei feminino); Camaçari (atletismo); Santo Antonio de Jesus (natação) e Eunápolis (ginástica rítmica); Vitória da Conquista (judô masculino), e Santo Antonio de Jesus (feminino). No geral, a seleção de Vitória da Conquista foi à campeã do judô.

Os Jogos Abertos do Interior foram iniciados na Bahia em 08 de dezembro de 1964, na cidade de Feira de Santana, através de cidadãos comuns ligados ao esporte. As cidades fundadoras foram: Feira de Santana, Ilhéus, Juazeiro, Cachoeira, Jequié e Santa Bárbara. Nas primeiras edições as modalidades em disputa foram: voleibol (masculino e feminino), basquete e tênis de mesa (masculino).

O comando dos Jogos Abertos do Interior passou às mãos da Sudesb a partir de 1988, quando o evento foi ampliado para todo o Estado, exigindo a realização de zonais classificatórios em razão da presença de um grande número de participantes.

Nenhum comentário: