quinta-feira, 3 de julho de 2008

DÁ-LHE JOSÉ VITÓRIO, WAGNER TORCE POR VOCÊ

Ex-trabalhador rural vence Meia-Maratona do Sesi

O baiano José Vitório da Silva Filho, natural de Utinga, na Chapada Diamantina, venceu os fortes ventos do mau tempo registrado no fim de semana, em Salvador, e venceu a I Meia-Maratona do Sesi. A prova, com largada e chegada no Farol da Barra, retornando no Costa Azul, teve padrão internacional e reuniu mais de 800 atletas, incluindo estrangeiros, entre profissionais, amadores e cadeirantes.

Ex-trabalhador rural do plantio de hortaliças e legumes, Vitório afirmou ter sido “a conquista mais importante da carreira”. Ele superou, por exemplo, Paul Kipkemoi, campeão dos 15km de São Carlos, em São Paulo; e Marcos Antonio Pereira, que ficou em segundo e é o atual líder do Circuito Caixa de Corridas de Rua. Em terceiro, terminou Joelson Oliveira Santos.
No feminino, a queniana Ane Cheptanui venceu, seguida pela alagoana radicada na Bahia, Marily dos Santos, e pela baiana Marluce Queiroz Borges. O duelo entre Cheptanui e Marily foi empolgante. Até o Costa Azul, elas compartilharam a atenção do público, quando a queniana apertou. “Percebi que poderia vencer e imprimi um ritmo mais forte”, argumentou. Marily reclamou da intensidade dos ventos, justificando, porém, com outras intenções. “Corri para chegar entre as três primeiras, pois meu foco é Pequim”, disse a única brasileira classificada na maratona para as Olimpíadas na China, em agosto.

Para o presidente da Federação Baiana de Atletismo, Og Robson, o número de competidores foi muito bom, assim como nível técnico. Já o organizador do evento, Henrique Figueiras, da equipe RR Reunners, comemorou a interação com o público e elogiou o percurso à beira-mar. “A Meia-Maratona do Sesi nasceu como única prova. Hoje, temos três competições (Recife, Salvador e Fortaleza) e, em 2009, faremos o circuito em cinco capitais”, antecipou.

Entrarão no calendário Brasília e Rio de Janeiro. A etapa na capital baiana distribuiu R$30 mil em prêmios e serviu de seletiva para o Brasileiro que acontecerá em paralelo ao Campeonato Mundial, 12 de outubro, no Rio.
Amadores – Para estimular a prática esportiva, houve a disputa da modalidade 10km, com retorno no Largo da Mariquita, no Rio Vermelho. O técnico de Marily dos Santos, Gilmário Madureira, elogiou a distância mais curta, preferida dos clubes de corrida. “Todos queriam sentir o gosto de terminar a prova, que para mim é uma das mais bonitas do Brasil”, garantiu. No percurso dos 10km, vitórias de Genivalda Maia Copa, no feminino; e Mário Sérgio da Silva, no masculino. Quem concluiu recebeu troféu e medalha.

Nenhum comentário: